quarta-feira, 1 de abril de 2015

Aprendizado

Quandro criei esse blog pensava que seria bom ter o hábito de escrever sobre investimentos para meu próprio benefício. 

Escrever é uma forma de ordenar o pensamento, clarear as idéias e relembrar aquilo que se aprendeu.

Os grandes investidores dizem que a partir de um ponto, o dinheiro deixa de ser importante, valendo mais como um placar para medir se estão fazendo a coisa certa. E o objetivo é sempre aprender mais para cometermos menos erros, natural do ser humano...

Uma das coisas que aprendi foi com Mohnish Pabrai, ele diz: "copie os investidores de sucesso".

Por causa desse ensinameto, há algum tempo comprei ações de uma empresa motivado por um investidor que admiro. Infelizmente, agora soube que ele saiu da posição, com uma perda de quase 80%.

Fiquei triste e decepcionado com isso. Não posso por a culpa nele, comprei a ação porque quis e ninguém me obrigou ou tentou me vender isso. Foi decisão minha.

Contudo, foi desmotivante ver um fracasso se materializando na minha frente e ser puxado junto.

Hoje tenho que olhar esse investimento de outro ângulo: se eu não tivesse ações desta empresa, compraria pelo preço atual? Se a resposta for positiva, não devo vender.

Ademais, há uma coisa que aprendi com um dos melhores amigos do Mohnish, o também gestor Guy Spier, que tem a seguinte regra: "Se uma ação despencar após você comprá-la, não venda por pelo menos 2 anos."

Uma função desta regra é garantir que a empresa tenha tempo de passar pela fase ruim. Mas também é uma espécie de punição refletiva, fazendo com que você fique com a ação e reflita qual foi o erro ao tê-la comprado.

O outro lado é que muitas vezes ficamos com negócios ruins, simplesmente para não nos desfazermos dele e aceitarmos o prejuízo.

Por hora vou aceitar a regra do Guy Spier. Ainda falta um longo caminho para que eu possa estar preocupado apenas com o placar, mas é somente adquirindo conhecimento agora que posso chegar lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário