terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Por que o dólar sobe?


Por vários motivos. Dois que são importantes são esses:

1) O dólar está se valorizando no mundo inteiro. 


  • Não é apenas o real que está caindo, na verdade o dólar está subindo em relação à várias moedas. O principal motivo é que a economia americana está crescendo e, em breve, o FED deve subir os juros nos EUA. O Rublo Russo, moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar, chegou à perder 60% do valor apenas em 2014.

2) O Brasil não fez Superávit Primário.


  • Superávit é a diferença entre o que o governo arrecada e o que ele gasta. Se o governo arrecadou mais do que gastou, ele teve superávit secundário.
  • Como no Brasil nunca cumprimos isso, criou-se o tal Superávit Primário. Significa que o governo arrecadou mais do que gastou, tirando da conta os gastos com juros. Então o superávit primário é quanto o governo economizou para pagar os juros da dívida (detalhe que isso significa que ele nem ao menos pagou todos os juros).

Se o governo tem déficit primário, significa que ele gastou mais do que arrecadou e não pagou absolutamente nada dos juros da dívida. Terá que fazer um novo empréstimo apenas para poder pagar os juros atrasados.

O Real perde valor porque o governo perdeu credibilidade. Mostramos ao mundo que não somos capazes de administrar as contas públicas. Os credores do Brasil ficam com medo e tiram seu dinheiro daqui.

E é vergonhoso mesmo. Equivale à alguém que lhe deve dinheiro, para pagar os juros da sua dívida ter que ir no banco fazer um novo empréstimo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário