quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dinheiro e Riqueza

O site BrainPickings fez comentários sobre o livro de Paul Graham, "Hackers & Painters", que fala sobre riqueza. Abaixo algumas citações do livro e opiniões do site.

Riqueza não é a mesma coisa que dinheiro. Riqueza sempre existiu na história humana. Dinheiro é uma invenção relativamente nova.
Riqueza é o que você quer, não o dinheiro. Mas então porque todos falam que desejam ter mais dinheiro? Porque o dinheiro é aquilo com o que se troca riqueza, um meio de tornar as coisas intercambiáveis.
Dinheiro deriva da especialização. Para podermos trocar batatas por um serviço de marceneiro, ou quantos cavalos valem uma uma casa.
A função de uma empresa não é ganhar dinheiro, mas gerar riqueza. Produzindo algo que os outros desejam.
Um número grande de pessoas mantém o pensamento da infância de que existe uma quantia determinada de riqueza no mundo. Como se  a riqueza fosse uma torta que não se pode aumentar.
O que leva as pessoas à pensar isso é o dinheiro, porque em vários momentos ou aspectos (numa família, numa conta, numa empresa) o dinheiro é limitado. Mas a riqueza é ilimitada. Você sempre pode criar mais riqueza. Na verdade, desde o início dos tempos, riqueza é constantemente criada e destruída.

Um escritor criar riqueza colocando idéias no papel, está criando riqueza do nada. O Google e Facebook também, pois de uma idéia surgiram os negócios mais valiosos da atualidade.


Riqueza pode ser criada do nada. Também pode ser criada sem ser vendida. Pense nos cientista que trabalham e não ganham nada. Várias das maiores invenções que criamos geraram riqueza para a humanidade ser ter gerado dinheiro. A penicilina nos tornou mais ricos, porque salva vidas. 

Riqueza é o que vem tornando a vida dos seres humanos melhores à cada década. A 100 anos atrás a chance de morremos antes dos 50 era altíssima. Isso acontecia simplesmente porque não tínhamos antibióticos. A medicina nos fez mais ricos como espécie.

A energia elétrica, o motor à vapor, invenções que surgiram da inventidade humana e nos tornaram mais ricos. Ao contrário do pensamento comum, a torta cresce. E muito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário