quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Diário da Depressão - parte 2


Mais sobre o Diário de Benjamin Roth, escrito durante a depressão americana de 1929:

Junho, 1931: Olhando para trás o período de 1922-29 parece irreal e quase inacreditável. Com o fim da 1ª Guerra as pessoas queriam festejar e gastar. Os vestidos das mulheres começaram a ficar mais curtos. A moralidade foi deixada de lado e a festa reinava. Para uma pessoa mais velha, devia ser óbvio que nós estávamos indo em direção para um crash. Mas a maioria das pessoas acreditava que havia chegado uma nova era, onde a festa nunca teria fim.

Julho, 1931: As revistas e jornais estão cheias de artigos dizendo às pessoas para comprar ações, imóveis e outros ativos à preços de barganha. Eles dizem que as coisas vão melhorar e grandes fortunas foram construídas dessa forma. O problema é que ninguém tem dinheiro...


Março, 1933: Em 1931 disse que as coisas não poderiam ficar pior. Esse foi um palpite ruim, em 1932 as coisas ficaram piores.


Junho, 1933: Tenho medo de que a oportunidade para comprar ações com 90% de desconto tenha passado e até o momento não tive como aproveitar isso.


Agosto, 1936: A depressão deixou uma marca muito forte na minha mente, o valor de ter dinheiro suficiente para cobrir as emergências. Minha experiência como advogado mostrou que a maioria das falências são causadas pela falta de caixa e não pela falta de conhecimento técnico ou de negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário