sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Como Tomar Melhores Decisões - 1ª parte

Michael Mauboussin , estrategista-chefe de investimentos da Legg Mason, oferece duas técnicas simples para melhorar a qualidade de sua tomada de decisão. Primeira parte:  um diário de decisões.

Muitos anos atrás, conheci Daniel Kahneman. Ele é um dos psicólogos mais proeminentes no mundo e ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2002, embora nunca ensinou uma só aula de economia.
Na ocasião lhe perguntei: qual é a única coisa que um investidor pode fazer para melhorar a sua performance? Ele disse, quase sem hesitar, ir até a livraria mais perto, comprar um bloco de notas e começar um diário das suas decisões.
E a idéia específica é que: sempre que você tomar uma nova decisão, comprar ou vender algo, tire um momento para pensar, escreva o que você espera que aconteça , porque você espera que isso aconteça e, em seguida, escreva como você se sente sobre a situação, tanto fisica como emocionalmente. Como assim, o jeito que me sinto? Dessa forma mesmo: eu me sinto cansado ou me sinto bem, ou essa ação está sugando todas minhas energias. Tudo o que você pensa.
A chave por trás disso é que ele impede algo chamado viés de retrospecto. É um preconceito natural do ser humano: a sensação de que, não importa o que aconteça no mundo, nós temos uma tendência de olhar para trás o nosso processo de tomada de decisões e incliná-lo de uma forma que parece mais favorável a nós, certo? Portanto, temos uma tendência a explicar o que aconteceu mesmo quando, na época, não sabíamos o que iria acontecer.
Quando você tem um diário de tomada de decisão, isso lhe dá feedback preciso e honesto sobre o que você estava pensando naquele momento. Pode haver situações em que, por exemplo, você compra uma ação e ele sobe, mas sobe por razões muito diferentes das que você espera que acontecesse. E ter esse feedback de uma maneira em que você pode verificar-se periodicamente, é extremamente valioso.
Então é isso, algo muito barato de fazer, que não exige muito tempo, mas uma maneira muito, muito valiosa de se dar feedback, porque as nossas mentes normalmente não farão isso.
via Farnam Street

Como Tomar Melhores Decisões - 2ª parte


Nenhum comentário:

Postar um comentário