segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Os fossos de Warren Buffett

"A chave para investir não é avaliar o quanto uma indústria vai afetar a sociedade, ou o quanto ela vai crescer, mas sim determinar a vantagem competitiva de qualquer empresa e, acima de tudo, a durabilidade dessa vantagem. Os produtos ou serviços que têm fossos largos ​​ao seu redor são os únicos que oferecem recompensas para os investidores"

"As empresas lucrativas são como castelos que estão sempre sendo atacadas por competidores que querem tomar seus tesouros. Eu procuro castelos que tenham um grande fosso em volta, cheio de piranhas e jacarés. E sempre dizemos à nossos gerentes que a principal função deles é aumentar esse fosso, ainda que o lucro não tenha aumentado."


Um fosso é aquilo que faz a empresa ser diferente. Por mais que outras empresas lancem novos refrigerantes  pra tentar pegar um pedaço dos lucros do setor, eles nunca serão a Coca-Cola. A Coca sempre vai poder vender um pouco mais caro do que Dolly, Cini e até mesmo Pepsi.

A Coca é o exemplo mais claro de empresa que possui um grande fosso que seus inimigos não conseguem cruzar. Por isso mesmo é a empresa preferida de Warren Buffett.

Em sua última reunião de acionistas, uma mulher perguntou o que ele recomendaria para o futuro financeiro do seu filho recém- nascido, ao que o mesmo respondeu:

"Faculdade de medicina e ações da Coca-Cola."




Nenhum comentário:

Postar um comentário