sexta-feira, 17 de maio de 2013

AMBEV está roubando os minoritários?


A AMBEV está querendo unificar suas Ações Ordinárias e Preferenciais. Querem usar a taxa de 1 pra 1. Minha opinião é que estão querendo roubar os acionistas minoritários. 


Explico:


Acabei de ler o livro "Sonho Grande", que conta a história do trio da Ambev.


Em 2004 a Ambev fez uma fusão com Interbrew. Na época os detentores de Ações ON (o trio Ambev) recebeu um prêmio de 2x sobre as Ações PN. 

Quer dizer que a participação deles, por ser ON valia U$ 2,00, enquanto as dos Acionistas PN valia só U$ 1,00 por ação.

Segundo consta no livro, Jorge Paulo Lemman ficou muito brabo com as críticas que recebeu, porque segundo ele: "quem compra Ações PN sabe que não vai receber prêmio de controle se a empresa for vendida".


E ele tem razão, quem compra Ações PN abre mão do prêmio de controle em troca de receber uma parcela maior de dividendos.


Exatamente por isso não faz sentido a Ambev tentar unificar as Ações ON e PN na taxa de 1 pra 1


Se o próprio Lemman falou que as ações são diferentes, ele sabe que quando não há perspectiva de venda da empresa as Ações PN valem mais, pois elas pagam mais dividendos que as ON.


Quando era pro Trio Ambev vender a participação deles valia a regra de que as ações são diferentes, mas agora que desejam unificar as ações vale a regra de que as ações são todas iguais?


Não sou acionista da Ambev, mas já fui e não aceito quando empresas tentam tomar algo de seus acionistas minoritários.



Links externos:

Ações ON e PN, qual escolher. Por André Rocha.

Ambev propõe só ter ações ON

As ações ordinárias (ON, com direito a voto) da Ambev encerraram o dia em alta de 11,3%, a R$ 85,25, após o anúncio de que a companhia fará uma reestruturação, ao fim da qual terá apenas papéis votantes. Já as ações preferenciais (PN, sem direito a voto) ficaram praticamente estáveis, com leve aumento de 0,2%, para R$ 87,91


Nenhum comentário:

Postar um comentário