terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nos EUA, Ações Lideram Valorização

Da Bloomberg
As ações americanas estão superando todas as grandes classes de ativos pela primeira vez em 17 anos, mesmo com a economia crescendo em ritmo mais lento e os lucros apresentando a menor evolução desde 2009.
O índice Standard & Poor's 500 (S&P 500) acumula valorização de 14% em 2012, superando os títulos do Tesouro dos Estados Unidos, os bônus corporativos, as commodities, o dólar e as ações na Ásia e Europa, segundo apontam dados compilados pela "Bloomberg". A última vez em que isso aconteceu, em 1995, o S&P 500 registrava a maior valorização anual em cinco décadas. Com uma relação preço sobre lucro (P/L) próxima do patamar atual, o índice ganhou outros 93% nos dois anos e meio seguintes.
Apesar de toda a preocupação com a taxa de desemprego e o comportamento do setor industrial, os melhores ativos no ano continuam sendo as companhias americanas, depois de medidas sem precedentes adotadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para estimular o crescimento. Os mais pessimistas afirmam que a paralisia política vai derrubar os preços depois que as medidas de estímulo monetário se esgotarem.
"Estamos antevendo um bom crescimento dos lucros e a perspectiva de melhoria da economia, além de uma alta nos preços das ações e uma política monetária mais branda. Vemos também investidores céticos e um baixo posicionamento em ações", diz Max King, estrategista da Investec Asset Management, em Londres, que tem US$ 100 bilhões sob gestão. 
Os títulos do tesouro apresentam até agora um retorno de 3,3% no ano, em comparação a 9,9% dos bônus corporativos americanos classificados como grau de investimento e a 14% dos os títulos de dívida corporativa de alto rendimento, segundo dados do Barclays. O índice S&P GSCI de 24 commodities avançou 1,7%, enquanto que o Dollar Index, que mede a moeda americana em relação às de seis parceiros comerciais dos Estados Unidos, recuou 0,7%.
Enquanto o S&P 500 supera a maioria dos índices amplos, nove mercados acionários entre os 24 de países desenvolvidos pesquisados pela Bloomberg ganham ainda mais. O índice DAX, da Alemanha, subiu 25% com os investidores na expectativa de que as autoridades vão resolver a crise da dívida na Europa. O índice geral de ações gregas avançou 28% com a perspectiva otimista de que a Grécia vai alcançar um acordo com o FMI e os parceiros europeus para permanecer na zona do euro.
Os estrategistas de Wall Street consultados pela Bloomberg estimam que o S&P 500 deve ultrapassar seu recorde no próximo ano. 

O texto é interessante, mas gostaria de pontuar algumas observações:


1- O principal motivo das ações americanas ou qualquer outro ativo de lá subir é basicamente a emissão maciça de dinheiro pelo FED. Ao emitir dinheiro através do Q1, Q2 e Q3, o FED gera inflação nos ativos. É por isso que o ouro tem subido tanto nos últimos anos, bem como as moedas dos países emergentes.

2- No último parágrafo, o texto diz que analistas sugerem que as ações vão bater os recordes em 2013...  Nunca, nunca mesmo confie em analistas de Wall Street ou Bancos de Investimento. O negócio deles é dizer que as ações vão subir, é pra isso que ganham seus salários. É igual perguntar à um corretor de imóveis se o apartamento que vocês quer comprar vai valorizar, ele sempre dirá sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário